Primavera – Os cuidados que você deve ter com o seu jardim

Setembro é marcado pelo início da estação mais alegre e colorida de todas, a primavera. 

Durante as estações mais frias e secas, você pode ter deixado um pouco de lado o seu jardim, ainda mais que, no outono e no inverno, as plantas perdem suas folhas ou ficam amareladas e sem vida.    

Isso acontece por conta da dormência, que é um estado vegetativo que as plantas entram em decorrência das temperaturas baixas e da pouca luminosidade durante o dia.

Porém, com a volta da radiação solar diária e do calor, é possível ver as flores desabrocharem e a beleza voltar ao seu jardim na primavera.

Para que esse processo seja ainda melhor, você não pode deixar de tomar os cuidados necessários para que as suas plantas tenham o melhor ambiente para florirem.

Limpar o solo

A primeira medida que você deve tomar no seu jardim na primavera é limpar o solo. É o momento de aparar os gramados e canteiros para que eles fiquem prontos para receber as flores da nova estação.

Comece retirando as folhas secas, as ervas daninhas, os galhos quebrados ou com pragas e qualquer resquício de sujeira. Deixar esses resíduos soltos pelo jardim pode dar um ar de abandono para esse espaço e contribuir para a proliferação de fungos, por conta da umidade, e causar doenças nas flores do seu jardim.

Realizar a poda

O fim do inverno e a chegada da primavera são ótimos momentos para realizar a poda no seu jardim, pois diversas espécies de plantas precisam ser podadas nessa época do ano.

Esse processo é importante para que a regeneração das plantas aconteça, possibilitando o surgimento de novos galhos, folhas e flores.

Além disso, a poda também é responsável pelo estímulo de crescimento das plantas, o que garante um aspecto mais vívido e evita a disseminação de possíveis pragas e doenças.

Colocar novas plantas

Agora que você já limpou o solo e realizou a poda, é hora de acrescentar novas plantas no seu jardim na primavera.

Você deve avaliar o tipo de solo que tem na sua área externa e a quantidade de Sol que esse espaço recebe durante o dia. Esses dois fatores vão determinar quais espécies de sementes podem ou não ser plantadas.

Para quem tem vasos no jardim, a primavera é um momento propício para replantar cada um deles, porque o clima dessa estação é ideal para ajudar na adaptação das plantas no novo recipiente.

Cuidados diários

Como em qualquer outro jardim, é preciso ter cuidados diários para que a vegetação desse espaço fique sempre bonita.

Regue as plantas com frequência, respeitando a necessidades de cada espécie, apare o gramado sempre que for necessário e adube o solo uma vez por mês para garantir que as plantas cresçam saudáveis.

Não se esqueça de ficar de olho em possíveis ervas daninhas, pragas e doenças, que podem prejudicar o bem-estar das flores do seu jardim.

Fazendo todos esses processos, você vai perceber como o seu jardim na primavera vai ficar mais bonito, florido, cheiroso e saudável.

 

Photo by micheile dot com on Unsplash

 

Compartilhe com seus amigos!